O cenário empresarial impõe a necessidade das organizações desenvolverem um novo perfil dos seus profissionais; é preciso que as empresas implantem Sistemas Educacionais que privilegiem o desenvolvimento de atitudes, posturas e habilidades, e não apenas conhecimento técnico e instrumental; que privilegie o aprendizado organizacional, e não apenas no aprendizado individual. Objetivos que a educação formal (universidades tradicionais) não consegue atingir. Assim, diversas empresas decidiram criar de suas próprias “universidades corporativas”, ou seja, elas adotaram o conceito de educação corporativa.
Educação corporativa é um processo pelo qual se desenvolvem as competências empresariais e humanas – funcionários, clientes, fornecedores, distribuidores, comunidade – em função dos objetivos e metas do negócio. Tudo isso com a finalidade de aumentar a competitividade da empresa.
Conscientes desse enorme desafio, nossa missão é disseminar e facilitar a aplicação do conceito de Educação Corporativa nas organizações, ver artigo.
Dentro do conceito de educação corporativa, desenvolvemos também, palestras, cursos e workshops focados nos seguintes assuntos e áreas:
Educação Corporativa

As empresas sobrevivem dos seus processos (produzir, vender, faturar etc.), porém isso não é o suficiente, elas precisam inovar. Quanto mais instável e competitivo for o setor de negócio, maior a necessidade de mudanças e inovações, e por consequência, maior o número de projetos para implementar essas mudanças e inovações.
Cada vez mais as empresas são obrigadas a gerenciar um portfólio de projetos e não somente à simples operação de seus processos. O objetivo deste workshop é apresentar e aplicar as ferramentas, segundo a metodologia PMBOK do PMI – Project Management Institute, adequadas ao desenvolvimento de novos produtos, tecnologias, inovação e mudanças.
Na medida em que os recursos tecnológicos e de capital estão disponíveis e facilmente acessíveis para todas as empresas, e barreiras comerciais estão sendo quebradas em todos os cantos do mundo, a verdadeira vantagem competitiva entre as empresas passou a ser seu conhecimento, especialização, experiência, “know-how”, ou seja, o seu capital intelectual. Um ativo intangível que está disperso na cabeça das pessoas que integram uma organização.
Dispor de “know-how” para gerir adequadamente os colaboradores, as relações entre eles e os conhecimentos que eles levam em suas mentes, é possuir vantagem competitiva sustentável.
O acirramento da concorrência e as rápidas e profundas mudanças no ambiente de negócios exigem novos e altos níveis de competitividade, pois a vantagem competitiva não reside em máquinas, capital ou patentes, mas em pessoas capazes de improvisar, inovar, aprender e investir em si mesmas para o progresso de suas organizações. Portanto, motivação e comprometimento das pessoas são elementos essenciais para a competitividade das empresas.
O objetivo deste workshop é demonstrar que o comprometimento e entusiasmo das pessoas para a consecução dos resultados da empresa, dependem em grande parte da forma com que o gerente exerce influência sobre elas. Daí a necessidade de conceitos e práticas gerenciais que: possa atrair e reter talentos por meio de uma cultura e clima de alto desempenho; gere motivação, auto-estima e realização no trabalho; e mobilize a maior vantagem competitiva: o conhecimento das pessoas e da organização.
Num ambiente de negócios cada vez mais dinâmico, exigente e de acirrada competição, o grande desafio das empresas é encontrar formas de antecipação das necessidades e demandas de mercado, além de manter vantagem competitiva. Por isso, a capacidade de inovar, de se reinventar e criar oportunidades passa a ser um fator crítico para as organizações.
O objetivo deste workshop é apresentar e discutir as principais variáveis de geração da inovação, a metodologia estruturada para gerir a inovação na empresa, gerar idéias, identificar novas oportunidades, definir estratégias, priorizar projetos e integrar áreas e equipes.
O Problema:
Por que pessoas reconhecidamente competentes fracassam no trabalho?
A Solução:
Pessoas reconhecidamente competentes fracassam devido a comportamentos inadequados, incontroláveis, impulsivos, impensados, automáticos. Há um lado sombrio que assume o controle das nossas mentes.
O crescimento pessoal exige o desenvolvimento de competências, mas também como conter as incompetências. Conhecer a si próprio, saber trabalhar em equipe e lidar com diferentes tipos de personalidades é fundamental para sobreviver e se destacar na carreira, ou seja, as competências comportamentais são essenciais.
O objetivo desse workshop é demonstrar e aplicar as técnicas de influência – uma ferramenta eficaz para vender ideias, implementar projetos e mobilizar chefes, pares e subordinados, e com isso, construir relacionamentos efetivos e criar alianças que favorecem um ambiente de cooperação.
“A ciência da mente foi reformulada por meio de novas tecnologias e batizada de Neurociência…; apresenta uma nova compreensão de como o cérebro funciona e do que somos como seres humanos." – L. Mlodinow em Subliminar
O sistema mais complexo do Universo está na sua cabeça. Conheça os truques que o cérebro aplica, e saiba o que realmente acontece dentro da mente.
- Você sabia que temos três cérebros?
- Você sabe administrar os conflitos entre eles?
- Você sabe evitar a autossabotagem e usar 100% do cérebro a seu favor?
Todas as empresas são feitas de pessoas. E todas as pessoas têm comportamento determinado por seus cérebros. Não é de se surpreender, portanto, que muito da vida das corporações tenha uma dependência das muitas peculiaridades desse extraordinário órgão. A excelência pessoal e o sucesso de uma empresa estão intimamente ligados à sua capacidade de dirigir com qualidade o cérebro.
Pessoas reconhecidamente competentes fracassam devido a comportamentos inadequados, incontroláveis, impulsivos, impensados, automáticos. Há um lado sombrio que assume o controle das nossas mentes. Portanto, o crescimento pessoal exige o desenvolvimento de competências, mas também como conter as incompetências.
O objetivo dessa palestra é mostrar como funciona o cérebro e como utilizá-lo de forma mais eficaz. Para isso, o conteúdo está baseado na Neurociência Aplicada e nas tecnologias utilizadas para mapear as atividades cerebrais.
Utilizamos metodologia baseada em conceituados modelos de eficácia comprovada, a abordagem aplicada tem um componente didático que facilita e garante a absorção da tecnologia, unindo rigor acadêmico com pragmatismo.