Educação Corporativa

“O alinhamento dos programas de treinamento com os resultados nos negócios"
por Prof. Ms. Adm. Wanderley B. de Freitas

A rapidez dos avanços tecnológicos, a globalização dos mercados e da produção e as mudanças socioeconômicas tornaram o cenário empresarial mais complexo e competitivo, exigindo das empresas novos e altos níveis de competitividade. Esta realidade impõe a necessidade das organizações aprenderem e gerirem seu capital intelectual, tornando estes fatores cruciais e diferenciadores para a sobrevivência e sucesso das mesmas. Tudo isto impacta fortemente no perfil de gestores e colaboradores esperado pelas empresas.

Para desenvolver este novo perfil dos profissionais é preciso que as empresas implantem Sistemas Educacionais que privilegiem o desenvolvimento de atitudes, posturas e habilidades, e não apenas conhecimento técnico e instrumental; que privilegie o aprendizado organizacional, e não apenas no aprendizado individual. Objetivos que a educação formal (universidades tradicionais) não consegue atingir. Assim, diversas empresas decidiram partir para a criação de suas próprias “universidades corporativas”, ou seja, elas adotam o conceito de educação corporativa.

O que é Educação Corporativa
Educação corporativa é um processo pelo qual se desenvolvem as competências empresariais e humanas (funcionários, clientes, fornecedores, distribuidores, comunidade) em função dos objetivos e metas do negócio. Tudo isso com a finalidade de aumentar a competitividade da empresa.

A educação corporativa baseia-se no conceito de competência. Competência é a capacidade de competir em se tratando da empresa. No âmbito das pessoas, de acordo com Hamel e Prahalad, “competência é a integração e a coordenação de um conjunto de habilidades, conhecimentos e atitudes que na sua manifestação produzem uma atuação diferenciada”. Esse conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes correlacionadas que em ação agregam valor ao indivíduo e à organização, denominamos de entrega. Portanto, o conceito de competência vai além dos conhecimentos, habilidades e atitudes. Envolve também o conceito de Entrega, ou seja, faz parte do conceito de competência o resultado que a empresa espera e necessita.

Missão e Objetivos das Universidades Corporativas
A missão da educação corporativa consiste em formar e desenvolver os talentos humanos para o sucesso organizacional, promovendo efetivamente a inteligência e o aumento da competitividade da empresa, que estão atrelados à implementação de um modelo de gestão do conhecimento e de gestão de pessoas por competências.

O objetivo principal de uma universidade corporativa é o desenvolvimento e instalação de competências profissionais, técnicas e gerenciais consideradas essenciais para viabilizar as estratégias do negócio, e não mais habilidades individuais, como preconizava o antigo treinamento. O escopo deixa de ser tático para ser tornar estratégico, e o foco passa a ser prioritariamente o aprendizado organizacional, fortalecendo a cultura corporativa e o conhecimento coletivo e, portanto, aumentando a competitividade.

Princípios para Implantação da Educação Corporativa
A educação corporativa tem como base um sistema de desenvolvimento de pessoas pautado pela Gestão por Competências. As experiências de implantação de universidades corporativas diferem em muitos pontos, mas elas tendem a se organizar em torno de alguns princípios como:
a) criar oportunidades de aprendizagem que deem suporte aos objetivos empresariais;
b) estimular líderes e gerentes da empresa a facilitar o aprendizado;
c) treinar toda a cadeia que gera valor a empresa;
d) currículo que incorpora os três C's: Cidadania, Contexto e Competências.

Com relação ao currículo das universidades corporativas, este incorpora os três C’s: Cidadania, Contexto e Competências, que serão resumidos a seguir.

Cidadania: incutir em todos, desde o auxiliar de escritório até o alto executivo, os valores, as crenças e a cultura que diferenciam a organização e a tornam especial assim como definir comportamentos que possibilitam aos funcionários "viver esses valores".

Contexto: o objetivo é proporcionar aos funcionários um conhecimento de contexto no qual a empresa opera. As empresas estão elaborando cursos que explicam aos funcionários como elas ganham dinheiro; quem são os clientes, fornecedores e concorrentes; as melhores práticas de outras empresas, como as características e benefícios dos produtos da empresa diferem das ofertas das concorrências, e como o trabalho dos funcionários se encaixa na missão da corporação. Essa referencia contextual proporciona aos funcionários uma visão geral da estrutura da empresa para que eles possam compreender a importância do seu papel para atingir os objetivos comerciais e as metas de lucro da empresa.

Competências: são competências necessárias ao ambiente de negócio, as quais sustentam e ajudam a definir a vantagem competitiva da empresa. Estão alinhadas com as estratégias da organização, devem oferecer reais benefícios aos clientes e devem ser difíceis de serem imitadas.

Vantagens e Benefícios da Educação Corporativa
Além de completar algumas deficiências de uma primeira formação, de iniciar os trabalhadores às técnicas e às específicas atividades das empresas e, ainda, de assegurar uma permanente formação; as vantagens e benefícios da educação corporativa, são:
(1) melhoria contínua dos processos;
(2) atração e retenção de talentos;
(3) progresso pessoal e profissional dos colaboradores;
(4) educação é negócio lucrativo e, portanto, tendência em se tornar uma unidade de negócio;
(5) fortalecimento da Marca através de programas de marketing; e
(6) gera um clima e cultura organizacional favoráveis a criatividade e a inovação.

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